- Área: 2860 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:BogdanCandea
Descrição enviada pela equipe de projeto. O contrato para a construção de uma nova ala para a escola técnica KTA em Bruges foi ganho na sequência de um concurso no âmbito do programa flamenco de investimento para construção de escolas Scholen van Morgen (Escolas do Amanhã). Consiste na construção de um edifício funcional destinado a acolher 4 departamentos (trabalho automotivo, decoração de interiores, marcenaria e construção), anteriormente localizados num campus no centro da cidade de Bruges.
O projeto decorre dos seguintes pontos de partida. Uma implantação bem pensada que liga o edifício ao seu contexto, ajudando a estruturá-lo melhor. Os conjuntos de árvores altas e os caminhos existentes estruturaram essa abordagem.
O edifício desenvolve-se em torno de um novo eixo, conectado ao cruzamento principal dentro do campus, ao mesmo tempo que está ligado a um novo acesso de serviço com zona de descarga. No interior do edifício, este novo eixo manifesta-se como uma rua interior coberta não aquecida. A entrada principal abre para um átrio localizado na interseção dos eixos.
O conceito espacial de ‘pavilhões’ independentes reflete a autonomia relativa de cada departamento, caracterizado por sua especificidade e atmosfera. Cada departamento é composto por salas de aulas teóricas e práticas. A rua interior, ponto de encontro e contatos informais, liga estes diferentes “edifícios”. O edifício em seu conjunto é entendido como um volume baixo do qual são extrudidos os ateliês.
As técnicas construtivas e a materialidade foram pensadas de acordo com o uso e atendem às restrições orçamentárias e técnicas, ao mesmo tempo em que contribuem para a arquitetura e a aparência do edifício: a base foi projetada inteiramente em concreto pré-fabricado e, portanto, contrasta com a estrutura leve de aço das partes superiores.
As vigas treliçadas duplas permitem vencer vãos largos e facilitam a iluminação natural zenital nos ateliês. A oposição entre a base e as partes salientes do edifício é reforçada pela escolha de cores contrastantes. O paisagismo foi desenhado em colaboração com o escritório de paisagismo da Benoit Fondu.